Instituto Secular da Sagrada Família
Orgão Fundador

O Instituto Secular da Sagrada Família, foi erecto canonicamente como Pia União em 19 de Março de 1960 e confirmado como Instituto Secular a 26 de Junho de 1977.

Carisma e Missão

Irradiar o Amor de Deus na Igreja e no Mundo, pela identificação com Jesus, na Sua Vida oculta. Ser fermento renovador de vida cristã, imitando o Ser e o Viver da Sagrada Família de Nazaré. Dar particular atenção às dimensões evangélicas do Amor, da alegria, do acolhimento e do serviço humilde, despertar nas famílias o desejo de descobrirem o Amor do Pai e imitarem a Sagrada Família de Nazaré.

No horizonte deste carisma, está sempre a imitação da Sagrada Família, na sua vida oculta de pobreza, humildade, desprendimento, trabalho, simplicidade e oração.

Numa sociedade onde há tanta família em divisão, discórdia, sem amor e sem paz, sem valores éticos, sem pão e sem cultura, sem amor à vida e à dignidade humana, no desejo desenfreado do ter, do consumismo, do prazer fútil, é necessário ajudar as famílias a olhar para Nazaré, a irem a Nazaré, a tentarem ser "Família de Nazaré".

O Instituto Secular da Sagrada Família, pelo carisma dado ao seu Fundador, Padre Manuel Antunes, compromete-se na aventura de ser fermento, através do testemunho pessoal dos seus membros e também pelo clima institucional de acolhimento e serviço feito com simplicidade

Os membros do Instituto vivem a sua consagração permanecendo inseridas no mundo, contribuindo para que este seja santificado a partir de dentro, à semelhança da sagrada Família de Nazaré.

Como leigas consagradas vivem a sua condição secular, inseridas na sua família, a sós ou em pequenos grupos de vida fraterna.

Coordenadora Geral: Maria Madalena da Conceição

A sede do Instituto Secular da Sagrada Família é na Rua Dr. Fernando Melo nº 9 / 3000-169 Coimbra.

Telefones: 239718768

Email: issf.coimbra@sapo.pt

FUNDAÇÃO PADRE MANUEL ANTUNES - INSTITUTO SECULAR DA SAGRADA FAMÍLIA
Desenvolvido por Webnode